Em 2016, quando foi fundada a Associação dos Criadores do Amapá, assumimos esse compromisso de trabalhar junto aos pecuaristas até a chegada desse certificado!
Com esse trabalho, em 2017, o primeiro certificado de Livres da Febre Aftosa com vacinação foi conquistado e esse já foi um grande marco.
Com esse novo status, a partir do ano que vem, a criação bovina e bubalina do Amapá alcança um novo patamar, podendo entrar no mercado de exportação de carnes produzidas nas nossas terras algo que tem bastante potencial já que o Amapá é o segundo maior criador de búfalos do Brasil, com mais de 300 mil cabeças de bovídeos.
O que é a Febre aftosa e quais prejuízos ela causa?
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A doença é causada pelo vírus da febre aftosa (FMDV), pertencente à família Picornaviridae.
Os prejuízos causados pela febre aftosa são a perda de produção, mortalidade em animais jovens e restrições comerciais.
O deputado Jesus Pontes defende a implementação de políticas que promovam o desenvolvimento agrícola sustentável, o acesso a recursos e tecnologias, além de incentivos para o crescimento e diversificação de alimentos.
Quer conhecer mais sobre o Jesus? Acesse nossas redes sociais.